Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bozo tem estreia confirmada para 2013; veja detalhes


Alô criançada, o Bozo chegou! Ou melhor, voltou.

Depois de "Carrossel", o SBT resolveu ressuscitar outro antigo sucesso infantil: o palhaço de cabelos vermelhos e armados que hipnotizou as crianças brasileiras nos anos de 1980.

Já em produção no SBT, a nova versão do Bozo irá ao ar aos sábados com tudo o que os saudosistas têm direito: nova versão da trilha sonora e novos intérpretes para os personagens Vovó Mafalda, Salci Fufu e Papai Papudo.

Gincanas voltarão a ocorrer com a participação de telespectadores pelo telefone. Sim, o retorno do Bozo à telinha brasileira inclui brincadeiras como a batalha naval e a corrida daqueles cavalinhos que mal saíam do lugar.

Desenhos animados e a voz inteligível da Bozolina também estarão de volta.

A MISSÃO

Segundo Marci Breth, vice-presidente da Larry Harmon Pictures, empresa proprietária da marca Bozo, as conversas para a retomada da versão brasileira do palhaço começaram no final de 2011.

A Harmon procurou o SBT para oferecer um novo pacote do "Show do Bozo", que envolve a produção de um programa infantil semanal e episódios do desenho animado do personagem.

Apresentações pelo país e o licenciamento de produtos também integram o acordo, assinado pelo SBT por dois anos.

Tentando manter o mistério em torno da atração, a emissora está finalizando o cenário do novo Bozo em segredo. Já estão prontas a nova fantasia do palhaço --praticamente igual à original-- e sua inconfundível peruca.

O canal segue realizando testes para escolher de dois a três intérpretes para o personagem. Nelsinho Tamberini, produtor do "Domingo Legal", é um dos fortes candidatos ao nariz vermelho, que, no ar, ganhava "bitocas" das crianças --chamadas pelo palhaço de "amiguinhos".

Flávio Carlini, que chegou a dirigir o programa em sua primeira versão no Brasil, é o diretor da nova atração.

A estreia do "Show do Bozo" deve ocorrer em janeiro, mas há um projeto de especial de fim de ano do SBT que já teria o palhaço em cena.

66 ANOS

O Brasil é o primeiro país a ressuscitar o Bozo nos anos 2010, e a Harmon está animada com a empreitada.

Criado em 1946 por Alan W. Livingston, o Bozo ficou famoso nos anos 1950, quando o ator e empresário Larry Harmon o levou para a TV.

Harmon se tornou o licenciador global do palhaço, que chegou a ser exibido em mais de 200 emissoras de TV pelo mundo, mas perdeu força no final dos anos 1990.

Silvio Santos importou o Bozo em 1980 e o manteve no ar no SBT até 1991. No Brasil, o Bozo ganhou um circo com seu nome e uma linha de produtos. Conquistou três discos de ouro e uma medalha da Paz da Unesco.

O programa teve versões locais no Rio, em Minas e na Bahia e chegou a ser exibido pelo SBT em três horário diferentes no mesmo dia.

Em março de 1991, com o intérprete Décio Roberto doente e com dificuldades para renovar a licença do personagem, Silvio Santos guardou o palhaço em seu baú.

Xuxa começava a fazer sucesso na Globo, marcando o fim do palhaço ruivo e o início da era da loiras na TV.

Bozo teve mais de 12 intérpretes brasileiros, que nem sempre seguiram o bordão: "Sempre rir". A eles, não faltaram problemas com fama, drogas e álcool.
 
Fonte: Keila Jimenez - Folha Online
Testes do Bozo: Vovó Mafalda já tem ator definido mas nome é mantido em sigilo


A meninada não perde por esperar. Nem os marmanjos. O palhaço Bozo estará de volta às telas brasileiras em 2013 e não vem sozinho. Com novos intérpretes, Vovó Mafalda, Salci Fufu e Papai Papudo também vão fazer graça na tela do SBT.

O clima é de suspense. O canal ainda não bateu o martelo sobre quem viverá o palhaço de cabelos vermelhos que fez a alegria da meninada durante toda a década de 1980. Os testes estão sendo realizados na emissora, que ainda não definiu se terá apenas um ou vários atores no mesmo papel. Por enquanto, apenas a Vovó Mafalda já está definida, mas o nome também é mantido em segredo.

Criado por Alan W. Livingston, em 1946, Bozo começou a carreira na televisão americana no início dos anos 1950 e chegou a ser exibido em mais de 200 emissoras espalhadas pelo mundo. No Brasil, o ator Décio Roberto foi o intérprete que ficou mais tempo no ar. Ele encarnou o “bitoqueiro” de 1984 a 1991, ano de sua morte e também o último ano da atração.

Fonte: Revista da TV - O Globo
História: Depois das drogas e alcoolismo, Bozos viraram pastores


Quando trouxe o Bozo para a TV, nos anos de 1980, Silvio Santos pensou em ser ele mesmo um dos intérprete do palhaço. A vontade passou rápido e o dono do SBT correu atrás de um Bozo prontinho, já treinado pelo americano Larry Harmon (que tornou o personagem um sucesso mundial).

O escolhido foi o ator Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeco Pipoca.

"Estava há um ano sendo treinado pelo Larry, fazendo shows no país, quando o Silvio levou o Bozo para a televisão. Ajudei a criar o Bozo como as pessoas o conhecem", conta Wanderley, 62.

"Saí em 1985 porque não concordava com os games que colocaram no programa. Criança tem de ser pura, não tem de jogar", diz ele. "Aí, inventaram que eu não gostava de criança, que eu falava palavrão no programa. Mentira. Eu amo as crianças, só queria o melhor para elas."

Wanderley diz que, longe da TV, vieram os problemas financeiros, a depressão e o alcoolismo.

"Fui o maior salário do SBT, ganhava mais do que a Hebe", conta. "Fora da TV, minha vida começou a cair. Minha mulher e meus filhos me deixaram, fiquei violento, comecei a beber, andava com um revólver. Quase perdi tudo", continua. "Quem me salvou foi Jesus. Me converti evangélico em 2000 e há cinco meses sou pastor."

Wanderley -que hoje é empresário no Sul do país- tem mágoa de nunca mais ter sido chamado para a TV e sente saudade dos colegas.

"O Luís Ricardo virou Bozo por minha causa. Eu era medroso, não quis fazer uma cena em um balão e o Luís foi meu dublê", conta ele. "Se saiu tão bem que acabou virando Bozo também."

Dos tempos de sucesso, Wanderley guarda histórias divertidas e uma fã especial: sua mulher, que conheceu na plateia do programa.

"Eu tinha 29 anos e ela 14. Nos apaixonamos e casamos um ano depois. Nos separamos, mas voltamos. Estamos juntos há mais de 30 anos", conta o Bozo que se casou com uma "amiguinha". 

FUNDO DO POÇO

A história de Wanderley tem muito em comum com a de outro intérprete do Bozo, Arlindo Barreto, 59. Ele viveu o palhaço por dois anos e é o famoso Bozo que, ao atender uma criança pelo telefone ao vivo, em rede nacional, ouviu um "vai tomar no c...". No YouTube, a cena virou febre.

Arlindo também teve problemas com álcool e drogas. Não gosta de falar sobre o assunto, mas confirma que foi dependente de cocaína e que isso atrapalhou sua vida profissional.

Diz ter só se livrado do vício quando se converteu evangélico. Foi aí que criou o Mr. Clown, palhaço com a pinta de Bozo que pregava o evangelho.

É pastor há mais de 15 anos, ministra cursos de comunicação nos EUA, e acabou voltando para o SBT em 2011, justamente para dirigir outros palhaços, a dupla Patati e Patatá. Sabe-se que ele está envolvido com a volta do Bozo ao canal. "Mais do que maquiagem e roupas coloridas, é preciso uma boa dose de sensibilidade para encantar crianças", diz Arlindo. 

Fã do palhaço queria ser o novo Bozo

Passaram-se mais de 20 anos desde que ele ouviu o número pela primeira vez. Mas André Luiz Rodrigues, 29, lembra com precisão qual o era o telefone do Bozo no SBT: 236-0873.

Fã do palhaço desde os quatros anos, ele coleciona fotos, reportagens, discos e produtos do Bozo, e estabeleceu contato com os intérpretes originais do palhaço pelo mundo em sua página no Facebook, a Bozo História. "Como trabalho como auxiliar em uma clínica psiquiátrica, ninguém me acha muito maluco", brinca ele.

André tem uma roupa idêntica à do palhaço e já fez shows como Bozo, mesmo sem licença da Harmon Pictures. Chegou a fazer apresentações internas no SBT para os funcionários.

O fã se inscreveu para os testes do novo Bozo, sem sucesso. "Nem me ligaram", conta ele. "Eu sei tudo do Bozo, seria muito útil."

Fonte: Folha de São Paulo

Bozo deve seguir formato dos anos 80 e trazer elementos do Feriadão SBT


   O passado está na moda no SBT. Depois do sucesso obtido com o remake da novela mexicana Carrossel, a emissora viu que a retomada de antigos programas pode agradar os espectadores e se prepara para tirar mais um deles do fundo do baú. O palhaço Bozo, grande sucesso da década de 80, deve voltar à programação da casa em 2013. Confirmando a informação publicada na edição desta sexta-feira, 16, do jornal Folha de S.Paulo, o SBT declarou que está em fase de preparação e de seleção de elenco para a atração, mas ressaltou que não é possível prever a data em que o palhaço de cabelos vermelhos deve retornar ao ar.   Ainda de acordo com informações, a nova versão do programa do Bozo deverá ser exibida aos sábados, aos moldes da programação que o SBT já exibe nos feriados: uma atração com gincanas e brincadeiras, das quais as crianças participam da plateia e por telefone. Segundo a emissora, o retorno de Bozo não deve afetar a participação da dupla de palhaços Patati & Patatá, que se tornaram, também, um grande sucesso da grade infantil da casa, com um programa diários, apresentado de segunda à sexta-feira. Ainda sem revelar maiores detalhes, o SBT só confirma que o novo programa de Bozo será praticamente igual ao da década de 80 e início de 90, com os mesmos figurinos, brincadeiras e personagens – além do palhaço, voltam a Vovó Mafalda, Papai Papudo e Salsi Fufu. Os intérpretes desses outros membros da turma já estariam escolhidos, faltando somente a seleção de um (ou mais) ator (es) para dar vida ao Bozo. 

 Fonte: Meio & Mensagem