Mensagem de Reflexão
Uma Vida Vitoriosa
O apóstolo Paulo esclarece,
em Romanos 8: 1-18, o resultado
da ação do Espírito Santo na vida do povo de Deus.
Traz à luz a revelação de que a igreja em Cristo recebeu
o espírito de liberdade, o espírito de adoção
e o espírito de testificação.
Entendendo o texto:
O espírito de liberdade significa que de fato opera em nós a palavra de Jesus a seus discípulos: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres", Jo 8: 36. Portanto a igreja não deve viver uma vida de temor, de derrotismo e escravidão.
O espírito de adoção - Hebreus 12: 5 fala que o tratamento de Deus para conosco é de filhos. Deus espera ter com seu povo a afetividade de Pai a seus Filhos. Assim sendo, não devemos nos constranger de nos aproximar, compartilhando nossa vida e experiências com o Pai.
O espírito de testificação - É a conscientização gerada pelo Espírito do resultado de nossa filiação a Deus. Temos uma recompensa a ser revelada que supera todas as adversidades desta vida. Temos uma herança de vitória em Cristo.
Finalizando o pensamento, Paulo afirma: "As aflições do presente não se comparam com a vitória que está no futuro". Todo segredo de uma vida vitoriosa está nesta frase.
Podemos vencer o medo da adversidade e do futuro. Podemos vencer os problemas inesperados, que chegam sem avisar, ocasião em que expressamos: este eu não vou aguentar. A insegurança gera ansiedade. Por isto devemos:
Aprender a deslocar a visão para o tempo correto, Rm 8: 18. Deslocar a visão da tribulação e colocá-la no futuro, onde será revelada vitória pela fé. Retirar a visão da luta e das tribulações do dia mau e transferi-la para a ação do Espírito Santo em favor de nossas vidas. A vida vitoriosa se manifesta quando aprendemos a olhar além da crise e contemplar a herança dos vencedores em Cristo.
Entender a transitoriedade das lutas e tribulações. Tudo o que acontece em nossas vidas é passageiro e, sendo assim, terá um fim. "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória", 2Cor 4: 17. Paulo classifica suas tribulações e vicissitudes como leves e momentâneas. Em 2Coríntios 11: 24-29 é possível observar as que ele mesmo catalogou.
Considerando que alguns desses fatos possam estar ocorrendo em nossas vidas, isso servirá para nosso crescimento e amadurecimento espiritual. Gerando mais fé e dependência de Deus. Nesta concepção, Ele suportou todas as circunstâncias adversas em sua vida e sagrou-se vencedor, pois tinha consciência de que os problemas e aflições são passageiros e a vitória de Deus será permanente.
Nossa vitória está selada na derrota dos principados e potestades na Cruz, por Cristo. Assim sendo, somos decretados vencedores. Independentemente do que está se passando conosco hoje, Deus está sempre ao nosso lado e nos proporcionará uma vida de vitória.
José Mauricio Pereira é pastor da IPRB desde 04/04/1989 Detentor do prontuário 528. Membro da Diretoria Executiva da IPRB desde 2001. Pastor da 1ª IPR de Aparecida de Goiânia, GO.Artigo publicado no Jornal Aleluia de setembro de 2002. Inserido |
Nenhum comentário:
Postar um comentário